Home / Curiosidades / Sapatos com GPS ajudam a guiar deficientes visuais em caminhadas.

Sapatos com GPS ajudam a guiar deficientes visuais em caminhadas.

 

Após uma temporada de estudos nos Estados Unidos, os indianos Krispian Lawrence e Anirud Sharma desenvolveram sapatos com GPS para ajudar a direcionar deficientes visuais nas ruas.

 

 

Chamado de Lechal (que significa “leve-me contigo” em hindi), o calçado possui palmilhas especiais equipadas com Bluetooth.

Através do sistema, o acessório se conecta ao smartphone do usuário e gera uma rota através do Google Maps.

 

Resultado de imagem para sapato com GPS lechal

O Lechal tem design futurista e palmilha tecnológica.

 

Os dados do percurso são enviados ao dispositivo dos sapatos, que vibram para indicar a direção a ser seguida.

Assim, se o pé direito vibrar, deve-se seguir para a direita. Se o esquerdo vibrar, deve-se seguir para a esquerda.

 

Resultado de imagem para sapato com GPS lechal

A palmilha do Lechal é equipada com bluetooth que se conecta ao GPS de smartphones.

 

Segundo os criadores do sapato com GPS, o dispositivo deve ser usado como um complemento à guia, que identifica obstáculos.

 

Além de contribuir para a mobilidade do deficiente visual, os sapatos com GPS ainda calculam as calorias consumidas, a distância percorrida e o tempo de percurso. Por este motivo, também têm sido adotados por esportistas.

 

Compatível com sistemas iOS, Android e Windows Phone, o calçado vem acompanhado de uma bateria e um carregador universal, igual aos utilizados para carregar celulares.

O sapato com GPS é hoje o principal produto da empresa Ducere Technologies, fundada por , Lawrence e Sharma, na Índia.

 

O preço do Lechal varia entre US$ 100 e 150 (cerca de R$ 310 à 470).

 

Mas, a empresa possui uma parceria com ONGs que prestam atendimento a deficientes visuais. Assim, através destas instituições, é possível adquirir o produto com um preço menor.

 

Resultado de imagem para sapato com GPS lechal

Além de ser de grande utilidade, o Lechal possui visual arrojado e parece ser muito confortável.

 

O Lechal é vendido pela internet, através de site oficial (http://www.lechal.com/).

 

 

 

Sobre Ana Bernardinelli

Quem sou eu? Pergunta difícil, até porque ainda não encontrei a resposta. Mas, uma certeza é que desde muito cedo soube que queria escrever. Sobre tudo. Dos tempos em que brincava de “fazer jornal”, com o meu fictício “O Linguarudo”, até meus textos adolescentes em “Penúltima Palavra – porque a última é sempre da diretora”, o periódico da escola, fui confirmando meu desejo. Ainda cursando Jornalismo na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, no coração da sempre incrível Av. Paulista, comecei a trabalhar na área. Já formada, passei por emissoras de rádio FM e AM. Também trabalhei em revistas – de automóveis, brinquedos e variedades, além de prestar serviços para empresas e entidades de classe com textos corporativos. Nos últimos anos, fui repórter do mais importante semanário da Zona Norte de São Paulo. Apaixonada por história da arte, cultura pop, música, cinema e literatura, tenho ainda um grande vício. Sim, confesso: sou sapatólatra. Em estágio avançado. E sem esperanças de cura. Simplesmente não resisto ao desejo de buscar novidades e curiosidades sobre este objeto que ultrapassa sua definição e se mistura com tantas emoções. Porque por trás de um belo par de sapatos, há sempre uma grande história. Aqui, no entanto, está a minha terapia! Vocês agora são meus convidados para esta aventura fashion! Ana Bernardinelli

Veja também...

Glamour do veludo volta com tudo na temporada de outono/inverno!

Macio e brilhante, o veludo sempre foi associado à nobreza.   Um dos tecidos mais …

Deixe uma resposta

Conecte-se com:



O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *