Home / Eventos / Quer aproveitar a Black Friday 2017? Então, fica de olho nas dicas!

Quer aproveitar a Black Friday 2017? Então, fica de olho nas dicas!

 

É hoje! A Black Friday 2016 já começou!

 

Quer aproveitar os descontos oferecidos? Já está de olho em algum produto?

 

#partiucompras

Resultado de imagem para gif compras

Calma aí! Muita calma nesta hora!

 

Atenção: é importante ficar de olho em possíveis enganações!

 Resultado de imagem para olho vivo

 

Porque, quando pensamos em Black Friday, esta é a cena que nos vem à cabeça:

sale black friday sample

 

Mas, isso é lá fora, né? Por aqui, muitas pessoas já acabaram assim:

Resultado de imagem para gif animado decepção

 

Infelizmente, o conceito da Black Friday, uma tradição forte nos Estados Unidos, ainda não foi totalmente incorporado no Brasil.

 

A ideia é oferecer, ao longo de um único dia, descontos REALMENTE irresistíveis, de até 80%, em produtos desejados pelos consumidores. Isso mesmo! Descontos bons de verdade em produtos bacanas!

 

Alguém aí falou em 80% de desconto??

Resultado de imagem para gif animado animação

 

Desde que a Black Friday foi adotada por aqui, há seis anos, muitas foram as reclamações… preços maquiados, falsas promoções, sites sobrecarregados, falta de produtos oferecidos, lojas sem estrutura para o público…

 

Mas o que é que é isso, minha gente? Pode não…

Resultado de imagem para gif compras

 

E a Black Friday por aqui acabou ganhando fama de Black Fraude… Coisa feia!

Resultado de imagem para gif que vergonha

 

A boa notícia é que o número de reclamações caiu 33% em relação ao ano passado. Muitos comerciantes apresentaram boas promoções. Assim, a Black Friday 2016 movimentou cerca de R$ 1,9 bilhão em sua última edição!

 

Nada mal para tempos de crise! Bom para o comércio, bom para o consumidor. O resultado da última edição foi animador e está incentivando o aumento de ofertas mais atraentes.

 

Aí sim!!

Resultado de imagem para gif animado aplausos

 

No entanto, todo cuidado é pouco. É preciso manter a atenção. Especialmente em compras pela internet.

 

Pois é… Não se pode bobear. Fazer o quê? 

Resultado de imagem para gif "fazer o quê"

 

Na última semana, o Procon-SP divulgou uma atualizada lista com mais de 500 lojas virtuais a serem evitadas.

As lojas incluídas nesta lista, que é permanentemente atualizada, foram denunciadas pelos próprios consumidores.

Para conferir a lista, basta clicar aqui! Vai lá, não bobeia! Clica mesmo!

 

Para atender os consumidores nesta Black Friday, o Procon-SP está promovendo um plantão especial.

 

Para enviar denúncias, o consumidor pode entrar em contato pelo telefone 151 (até às 22h). Também é possível fazer isso pelo próprio site do Procon-SP.

Outra opção é usar a hashtag #ProconSPdeolhonaBlackFriday para marcar posts.

Outro site que já esta fazendo o monitoramento de preços é site Reclame Aqui.

 

Dicas do Procon-SP para não correr riscos nas compras on-line

 

  •  Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço e canais de contato).
  • Pesquise pela Internet se os dados informados são reais e cuidado com ofertas recebidas por e-mail.
  • Evite sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular ou e-mail gratuito.
  • Jamais faça transações online em computadores desconhecidos (lan houses, cyber cafés, máquinas ou redes públicas), pois eles podem não estar adequadamente protegidos.
  • Imprima e/ou salve todos os documentos (telas) que demonstrem a compra e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios etc).
  • Analise a real necessidade de compras e defina o orçamento máximo que pretende gastar. Lembre-se de não comprometer mais de 30% dos seus rendimentos com dívidas, prestações, financiamentos e/ou parcelamentos.
  • Verifique os preços antecipadamente. Isso pode ser feito por meio dos sites das empresas que participarão da Black Friday e de outros fornecedores, inclusive na data da liquidação.
  • Evite o risco de cair na armadilha de falsas promoções que não são tão vantajosas como o anunciado.
  • Não esqueça de observar atentamente a descrição do produto, compare-o com outras marcas e certifique-se de que ele suprirá suas necessidades.
  • Cuidado com o preço do frete. No ano passado algumas lojas elevaram muito as taxas cobradas para a entrega, fazendo com que o desconto oferecido no produto acabasse não valendo a pena para o consumidor. Por isso verifique o seu preço antes de finalizar a compra e se achar que ele é abusivo, denuncie.

Exija seus direitos!!

Resultado de imagem para gif compras

 

Direitos do consumidor – sim, eles também valem para promoções!

 

  • Se a empresa prometeu desconto em determinados produtos, a oferta deve ser cumprida conforme veiculada.
  • O Código de Defesa do Consumidor estabelece o prazo de 30 dias para reclamações sobre problemas aparentes ou de fácil constatação no caso de produtos não duráveis e de 90 dias para itens duráveis, contados a partir de sua verificação. Essa reclamação pode ser feita para o próprio comerciante ou direto para o fabricante.
  • Produtos importados adquiridos no Brasil em estabelecimentos devidamente legalizados seguem as mesmas regras dos nacionais.
  • No caso de mercadorias que necessitem ser entregues em domicilio, solicite que o prazo de entrega seja registrado na nota fiscal ou recibo. No estado de São Paulo, a Lei 13.747/2009, conhecida como “Lei da Entrega”, obriga as empresas a oferecerem a possibilidade de agendamento de data e turno para a entrega de produto ou a realização de serviço ao consumidor.
  • No ato da entrega, só assine o documento de recebimento após examinar o estado da mercadoria. Havendo irregularidades, estas devem ser relacionadas, justificando assim o não recebimento.
  • Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos ou internet), há o prazo de sete dias para desistir da compra, sem apontar qualquer motivo, contado a partir da aquisição do produto ou de seu recebimento.

 

Resultado de imagem para gif animado to de olho

 

Agora sim, boas compras!!

🙂

 

Resultado de imagem para gif compras

 

Sobre Ana Bernardinelli

Quem sou eu? Pergunta difícil, até porque ainda não encontrei a resposta. Mas, uma certeza é que desde muito cedo soube que queria escrever. Sobre tudo. Dos tempos em que brincava de “fazer jornal”, com o meu fictício “O Linguarudo”, até meus textos adolescentes em “Penúltima Palavra – porque a última é sempre da diretora”, o periódico da escola, fui confirmando meu desejo. Ainda cursando Jornalismo na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, no coração da sempre incrível Av. Paulista, comecei a trabalhar na área. Já formada, passei por emissoras de rádio FM e AM. Também trabalhei em revistas – de automóveis, brinquedos e variedades, além de prestar serviços para empresas e entidades de classe com textos corporativos. Nos últimos anos, fui repórter do mais importante semanário da Zona Norte de São Paulo. Apaixonada por história da arte, cultura pop, música, cinema e literatura, tenho ainda um grande vício. Sim, confesso: sou sapatólatra. Em estágio avançado. E sem esperanças de cura. Simplesmente não resisto ao desejo de buscar novidades e curiosidades sobre este objeto que ultrapassa sua definição e se mistura com tantas emoções. Porque por trás de um belo par de sapatos, há sempre uma grande história. Aqui, no entanto, está a minha terapia! Vocês agora são meus convidados para esta aventura fashion! Ana Bernardinelli

Veja também...

Produtos simples e baratos podem ajudar na limpeza de calçados brancos.

  Calçados brancos são básicos no dia a dia de vários profissionais. Também são a …

Deixe uma resposta

Conecte-se com:



O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *