Home / Curiosidades / O charme dos clássicos sapatos ao estilo das pin ups

O charme dos clássicos sapatos ao estilo das pin ups

O estilo das pin ups é um clássico da moda, que permeia a fantasia de muitos homens. Na atual onda retrô, ele não poderia ficar de fora.

 

Na década de 1940, quando o mundo estava em guerra, era preciso incentivar as tropas que se arriscavam em combate. Nesta época, surgiram então nos Estados Unidos os primeiros pôsteres com fotos ou ilustrações de mulheres bonitas, para que os soldados pudessem pendurá-los na parede de seus alojamentos e distrair seus pensamentos.

Daí a expressão pin up (que significa “pendurar”) para se referir a estas belas modelos.

 

poster pin up

 

 

 

 

A ideia de criar pôsteres com imagens de mulheres bonitas surgiu quando o mundo estava em guerra, para animar as tropas.

 

 

Pin ups faziam caras e bocas em um misto de inocência e malícia.

 

As garotas representadas tinham sempre muitas curvas. A maquiagem era impecável, com batom vermelho bem marcado. Os cabelos, muito bem penteados, eram em tons fortes – louro platinado, ruivo vivo ou preto reluzente.

 

p4

As pin ups eram retratadas em cenas do cotidiano.

 

Em geral, as pin ups apareciam em cenas do cotidiano, mas com um toque de ousadia: a saia ligeiramente levantada, com a cinta liga aparecendo ou um decote levemente caído com o sutiã à mostra. Também eram muito representadas de maiô ou short curtinho.

No sorriso, havia um misto de malícia e inocência. A expressão era sempre afetada, provocante, mas nada muito explícito, apenas insinuado. E na época isso era ousado. Bem ousado.

 

Um toque de malícia dava um charme especial às pin ups.

 

Estrelas de Hollywood da época, como Rita Hayworth e Betty Grable eram fonte de inspiração para os artistas que criavam as imagens das pin ups.

 

Rita Hayworth

 

 

 

 

Rita Hayworth

 

 

 

Betty Grable

 

 

Betty Grable

 

 

 

 

Para dar o tom sexy, as pin ups eram representadas com lindos sapatos de salto alto.

 

As roupas e acessórios da pin ups eram sempre muito coloridos. E os sapatos… ah, os sapatos eram lindos! Em geral, com saltos finos e altos, para dar o tom sexy – scarpins, peep toes ou sandálias de tiras. Até mesmo os chinelinhos de quarto eram exagerados, muito altos, com pompons e laços. Também eram usados modelos de salto baixo, mas não com tanta frequência. Em geral, em cenas de praia.

Os pôsteres das pin ups continuaram em alta ao longo da década de 1950, quando Marilyn Monroe se tornou um ícone internacional do estilo.

 

Pin up Marilyn

Marilyn Monroe – ícone do estilo pin up nos anos de 1950.

 

Há alguns anos, o estilo voltou com força total à moda, assumindo o status dos clássicos, por seu charme atemporal. Até mesmo nos traços de tatuagens ganhou destaque.

 

pin up tattoo

O charme pin up nas tatuagens

 

Na música, muitas cantoras resgataram esta fantasia. Amy Winehouse usava muitos elementos das pin ups em seu visual, de forma mais moderna. Por muito tempo, Katy Perry usou esta tendência, de maneira mais tradicional, com muitas cores, caras e bocas. Meghan Trainor surgiu para o mundo em clips repletos de referências das divas de décadas passadas. Gwen Stefani não abre mão do batom vermelho e do cabelo platinado, típicos do estilo.

Christina Aguilera também teve sua fase pin up. Seu clip para a música Candyman é uma homenagem cheia de nostalgia às antigas divas.

 

 

Uma das principais representantes do estilo pin up atualmente é a performer norte americana Dita Von Teese, que faz apresentações burlescas com ambientação no período pós-guerra.

 

DitaDita Von Teese não abondona o estilo pin up no dia a dia.

 

Moda pin up no dia a dia.

 

A moda pin up tem hoje um apelo tão forte que muitas marcas de calçados tem se especializado em coleções nela inspiradas.

Além de scarpins e peep toes altíssimos e coloridos, com detalhes delicados, há os tradicionais modelos boneca. Entre os destaques estão as variadas versões do clássico t-stripe.

 

 

sapatos pin up

 

 

 

 

Scarpins e peep toes com muitos detalhes são clássicos do estilo pin up.

 

 

 

 

 

sapatos pin up 1

 

 

 

 

A sensualidade dos saltos é aliada de delicados laços.

 

 

 

 

 

 

sapato pin up 4

 

 

 

Poás marcam forte presença no estilo.

 

 

 

 

 

sapato pin up 6

 

 

 

 

Rendas e forrações também são marcantes nos sapatos ao estilo pin up.

 

 

 

 

sapato pin up tamanco

 

 

 

Tamancos de saltos delicados com pompons também não podem ficar de fora da produção pin up.

Sobre Ana Bernardinelli

Quem sou eu? Pergunta difícil, até porque ainda não encontrei a resposta. Mas, uma certeza é que desde muito cedo soube que queria escrever. Sobre tudo. Dos tempos em que brincava de “fazer jornal”, com o meu fictício “O Linguarudo”, até meus textos adolescentes em “Penúltima Palavra – porque a última é sempre da diretora”, o periódico da escola, fui confirmando meu desejo. Ainda cursando Jornalismo na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, no coração da sempre incrível Av. Paulista, comecei a trabalhar na área. Já formada, passei por emissoras de rádio FM e AM. Também trabalhei em revistas – de automóveis, brinquedos e variedades, além de prestar serviços para empresas e entidades de classe com textos corporativos. Nos últimos anos, fui repórter do mais importante semanário da Zona Norte de São Paulo. Apaixonada por história da arte, cultura pop, música, cinema e literatura, tenho ainda um grande vício. Sim, confesso: sou sapatólatra. Em estágio avançado. E sem esperanças de cura. Simplesmente não resisto ao desejo de buscar novidades e curiosidades sobre este objeto que ultrapassa sua definição e se mistura com tantas emoções. Porque por trás de um belo par de sapatos, há sempre uma grande história. Aqui, no entanto, está a minha terapia! Vocês agora são meus convidados para esta aventura fashion! Ana Bernardinelli

Veja também...

Você conhece todos os tipos de botas?

  Botas são muito mais do que calçados quentinhos… botas são puro estilo!!   Oh, …

Deixe uma resposta

Conecte-se com:



O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *