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Mesmo em crise, Brasil é o terceiro maior produtor mundial de calçados

 

A indústria de calçados tem um importante papel econômico e social para o Brasil. Além de gerar emprego e renda, tem impacto relevante na balança comercial, com exportações superiores a US$ 1 bilhão ao ano.

Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), o Brasil é hoje o terceiro maior produtor mundial, perdendo apenas para a China e a Índia.

Hoje, são mais de 8,2 mil estabelecimentos que fabricam calçados em território nacional, que geram mais de 340 mil postos de trabalho.

O maior número de estabelecimentos concentra-se na região Sudeste (41%), seguido da região Sul (25%). As regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste estão empatadas, com 17% dos estabelecimentos do setor cada. Segundo a pesquisa, 47% das empresas possuem um faturamento mensal até R$200 mil, 22% faturam entre R$ 201 mil e R$ 400 mil e 13% faturam mais de R$ 800 mil.

Apesar de muitas empresas de grande porte estarem localizadas no estado do Rio Grande do Sul, há outros importantes pólos calçadistas nas regiões do Sudeste (Jaú, Franca e Birigui, no interior de São Paulo) e Nordeste (Paraíba, Ceará e Bahia) do País. Em Santa Catarina (região de São João Batista) e em Minas Gerais (região de Nova Serrana e Belo Horizonte), a produção também é crescente.

A indústria calçadista brasileira desempenha importante papel na economia brasileira. O Rio Grande do Sul responsável por 37% do total de pessoas ocupadas assalariadas na fabricação de calçados, seguido de Ceará e São Paulo com 17% cada, Bahia 9% e Minas Gerais 8% (fonte: RAIS).

A crise econômica enfrentada pelo Brasil também tem afetado o mercado calçadista, que registrou queda em seus números nos últimos meses. Mas, com o dólar mais alto, o setor ganhou fôlego nas exportações. Ainda que os números tenham sido abaixo do esperado, diante do cenário nacional, no primeiro mês do ano foram vendidos para o exterior 11,44 milhões de pares de calçados brasileiros por US$ 69,33 milhões.

Calçados brasileiros

O Brasil é hoje o terceiro maior produtor mundial de calçados, perdendo apenas para a China e a Índia.

Fonte: José Luis da Conceição/A2 Fotografia

 

 

Sobre Ana Bernardinelli

Quem sou eu? Pergunta difícil, até porque ainda não encontrei a resposta. Mas, uma certeza é que desde muito cedo soube que queria escrever. Sobre tudo. Dos tempos em que brincava de “fazer jornal”, com o meu fictício “O Linguarudo”, até meus textos adolescentes em “Penúltima Palavra – porque a última é sempre da diretora”, o periódico da escola, fui confirmando meu desejo. Ainda cursando Jornalismo na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, no coração da sempre incrível Av. Paulista, comecei a trabalhar na área. Já formada, passei por emissoras de rádio FM e AM. Também trabalhei em revistas – de automóveis, brinquedos e variedades, além de prestar serviços para empresas e entidades de classe com textos corporativos. Nos últimos anos, fui repórter do mais importante semanário da Zona Norte de São Paulo. Apaixonada por história da arte, cultura pop, música, cinema e literatura, tenho ainda um grande vício. Sim, confesso: sou sapatólatra. Em estágio avançado. E sem esperanças de cura. Simplesmente não resisto ao desejo de buscar novidades e curiosidades sobre este objeto que ultrapassa sua definição e se mistura com tantas emoções. Porque por trás de um belo par de sapatos, há sempre uma grande história. Aqui, no entanto, está a minha terapia! Vocês agora são meus convidados para esta aventura fashion! Ana Bernardinelli

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