Home / Curiosidades / A sola vermelha de Louboutin – ícone da moda contemporânea

A sola vermelha de Louboutin – ícone da moda contemporânea

 

Um simples detalhe, quando bem aplicado, pode fazer toda a diferença. Na moda, uma das maiores provas disto é o solado vermelho característico dos belíssimos calçados do designer francês Christian Louboutin.

 

Elegantes, estão estre os preferidos das grandes estrelas internacionais em eventos de gala. Marcantes, são hoje verdadeiros ícones da moda contemporânea. Um objeto de desejo de mulheres em todo o mundo.

 

 

 

 

A sola vermelha de um Louboutin – um detalhe que faz toda a diferença.

 

 

 

O primeiro modelo de Louboutin a ganhar o famoso solado vermelho foi o Pensée, inspirado na Pop Art e nas obras de Andy Warhol.

 

Mas, como surgiu esta ideia? A inspiração lhe ocorreu em 1992, somente seis meses após abrir sua primeira loja em Paris.

 

pensée 1

 

 

O modelo Pensée, inspirado na Pop Art, foi o primeiro Louboutin a ganhar sola vermelha.

 

 

Pensée

 

 

 

Versão do modelo Pensée na clássica combinação em preto e vermelho.

 

 

 

 

Segundo o próprio designer, ao ver pronto o modelo que havia criado, achou que lhe faltava um toque de cor. Enquanto trabalhava, buscando uma solução, sua assistente pintava as unhas. Em um impulso criativo, pegou seu vidrinho de esmaltes e pintou a sola do sapato. Nada mais. E assim, nasceu uma lenda.

 

esmalte

Um esmalte serviu de inspiração para a icônica sola vermelha de Louboutin

 

“O solado vermelho representa o poder da feminilidade das mulheres”, afirma Louboutin, que começou a desenhar sapatos aos 12 anos de idade.

 

Na música Louboutins, a cantora Jennifer Lopez faz referência exatamente ao quanto uma mulher se sente poderosa sobre seus sapatos tão especiais. Porque se for para sofrer uma decepção, que seja sem descer do salto…

 

 

A versão em preto e vermelho do modelo Pensée fez enorme sucesso. Logo, a combinação tornou-se marca registrada de Christian Louboutin.

O crescimento de sua grife foi alavancado principalmente nos Estados Unidos, onde grandes celebridades passaram a exibir seus modelos em eventos de gala.

Cópias não tardaram a surgir e outras marcas tentaram usar o mesmo recurso da sola colorida.

 

Em 2012, Christian Louboutin conseguiu reconhecer na justiça a sola vermelha em calçados femininos como sua marca registrada.O veredicto foi dado, em apelação, em um processo de um milhão de dólares que havia movido um ano antes contra a Yves Saint-Laurent.

 

Devido à exclusividade legalmente garantida, a Carmen Steffens teve problemas com a Louboutin poucos meses depois de abrir uma loja em Paris. A marca brasileira recebeu uma carta do fabricante francês repudiando a indevida utilização da sola vermelha em alguns de seus  modelos.

 

Christian+Louboutin

Christian Louboutin.

 

Sobre Ana Bernardinelli

Quem sou eu? Pergunta difícil, até porque ainda não encontrei a resposta. Mas, uma certeza é que desde muito cedo soube que queria escrever. Sobre tudo. Dos tempos em que brincava de “fazer jornal”, com o meu fictício “O Linguarudo”, até meus textos adolescentes em “Penúltima Palavra – porque a última é sempre da diretora”, o periódico da escola, fui confirmando meu desejo. Ainda cursando Jornalismo na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, no coração da sempre incrível Av. Paulista, comecei a trabalhar na área. Já formada, passei por emissoras de rádio FM e AM. Também trabalhei em revistas – de automóveis, brinquedos e variedades, além de prestar serviços para empresas e entidades de classe com textos corporativos. Nos últimos anos, fui repórter do mais importante semanário da Zona Norte de São Paulo. Apaixonada por história da arte, cultura pop, música, cinema e literatura, tenho ainda um grande vício. Sim, confesso: sou sapatólatra. Em estágio avançado. E sem esperanças de cura. Simplesmente não resisto ao desejo de buscar novidades e curiosidades sobre este objeto que ultrapassa sua definição e se mistura com tantas emoções. Porque por trás de um belo par de sapatos, há sempre uma grande história. Aqui, no entanto, está a minha terapia! Vocês agora são meus convidados para esta aventura fashion! Ana Bernardinelli

Veja também...

Louboutin se inspira no Brasil para nova coleção de sapatos!

  O designer francês Christian Louboutin nunca escondeu sua paixão pelo Brasil.   Tanto que …

3 Comentários

  1. Bárbara Alves

  2. Vitoria Ferreira de Sousa

    Lindo amei.

  3. Credo eu nunca parei em pe encima desse treco kkk

Deixe uma resposta

Conecte-se com:



O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *