Home / Dicas / A arte de se equilibrar no salto

A arte de se equilibrar no salto

 

Para muitas mulheres, caminhar de salto alto parece ser algo simples e natural. No entanto, nem todas conseguem se equilibrar com elegância. Mesmo modelos profissionais sofrem para dominá-los em alguns momentos…

Mas, com algumas dicas e treino, é possível se sentir mais confiante sobre os saltos.

A primeira medida é escolher bem os sapatos. Eles devem ficar bem ajustados aos pés. Para começar, o ideal é optar por modelos de saltos mais grossos e não tão altos, que oferecem maior estabilidade. Lembre-se: sapatos fechados oferecem maior segurança do que sandálias. Então, comece por eles.

Antes de comprar um calçado, preste atenção no solado. Ao experimentar, confira que não é escorregadio. Em um modelo de salto alto, isso faz toda a diferença.

Dê preferência aos sapatos com palmilhas anatômicas, que amortecem o impacto nos pontos de maior pressão.

Use protetores por dentro do sapato. Hoje, há no mercado grande variedade de produtos, em diversos formatos e materiais, que protegem os pés do atrito com o sapato, evitando bolhas e desconforto. Alguns são adesivos, o que é bastante prático.

Dê passos pequenos e lentos, tomando o cuidado de não dobrar os joelhos. Quanto mais alto o salto, mais curto deve ser o passo.

Primeiro encoste no chão  o calcanhar e só depois os dedos. Não se deve tentar andar na ponta dos pés.

Melhore a postura. Curvado, o corpo não encontra um ponto de equilíbrio. A cabeça deve ficar alinhada com a coluna. O queixo deve estar paralelo ao chão.

Os braços devem ficar relaxados, com os ombros alinhados.

Mantenha os músculos abdominais contraídos.

Flexione levemente os joelhos. Mantenha as pernas próximas uma da outra durante o andar e os dedos dos pés apontando para a frente.

Imagine-se andando sobre uma linha reta invisível. Pode reparar: as modelos de passarela costumam colocar um pé diante do outro.

 

 

Pratique em casa antes de usar um sapato novo na rua.

Treine em escadas. Coloque o pé inteiro em um degrau e só então coloque o outro. Para subir, use apenas a planta do pé. Por garantia, segure o corrimão.

Pratique ao ar livre. No calçamento irregular das ruas é mais difícil se equilibrar no salto. Casa calçamento oferece um novo desafio: a maciez da grama, a irregularidade do asfalto, as rachaduras das calçadas…

 

Kate Middleton

A sempre elegante duquesa de Cambridge Kate Middleton já passou pelo apuro de prender o salto do sapato na grade de um ralo nas ruas de Londres durante a tradicional parada em comemoração ao St. Patrick´s Day. Quem nunca?

Pratique também a forma correta de ficar parada de salto. Isso também é importante para não sobrecarregar as pernas. Firme um pé no chão e apoie o outro na ponta dos dedos. Assim que este pé cansar, alterne a posição com o outro.

 

Sobre Ana Bernardinelli

Quem sou eu? Pergunta difícil, até porque ainda não encontrei a resposta. Mas, uma certeza é que desde muito cedo soube que queria escrever. Sobre tudo. Dos tempos em que brincava de “fazer jornal”, com o meu fictício “O Linguarudo”, até meus textos adolescentes em “Penúltima Palavra – porque a última é sempre da diretora”, o periódico da escola, fui confirmando meu desejo. Ainda cursando Jornalismo na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, no coração da sempre incrível Av. Paulista, comecei a trabalhar na área. Já formada, passei por emissoras de rádio FM e AM. Também trabalhei em revistas – de automóveis, brinquedos e variedades, além de prestar serviços para empresas e entidades de classe com textos corporativos. Nos últimos anos, fui repórter do mais importante semanário da Zona Norte de São Paulo. Apaixonada por história da arte, cultura pop, música, cinema e literatura, tenho ainda um grande vício. Sim, confesso: sou sapatólatra. Em estágio avançado. E sem esperanças de cura. Simplesmente não resisto ao desejo de buscar novidades e curiosidades sobre este objeto que ultrapassa sua definição e se mistura com tantas emoções. Porque por trás de um belo par de sapatos, há sempre uma grande história. Aqui, no entanto, está a minha terapia! Vocês agora são meus convidados para esta aventura fashion! Ana Bernardinelli

Veja também...

Quer aproveitar a Black Friday 2017? Então, fica de olho nas dicas!

  É hoje! A Black Friday 2016 já começou!   Quer aproveitar os descontos oferecidos? …

Deixe uma resposta

Conecte-se com:



O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *